domingo, 18 de janeiro de 2009

LEMBRANÇA DE UMA AUDIÊNCIA.


ESTAVAM OS DOIS PRESIDENTES ASSINANDO O ACORDO QUE FIZERAM PARA A CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS BOLÍVIA E BRASIL. POIS FOI NESSE EXATO MOMENTO QUE COMECEI A ASSISTIR A ENTREVISTA CONCEDIDA Á MÍDIA, EM LADÁRIO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL NO DIA 15/01/09. TRANSMITIDA PELO CANAL NBR DO GOVERNO FEDERAL. A LEMBRANÇA É ALGO CRUEL QUANDO NÃO ESTÁ CLARA E COM EXATIDÃO EM SUA MENTE, POIS EU POSSO ERRAR DIANTE DAQUILO QUE EU ME RECORDO MAS, EM MEIO A TODO AQUELE RITUAL DIPLOMÁTICO QUE JÁ CONHECEMOS, DUAS COISAS FICARAM MARCADAS PARA MIM; UMA, FOI A IMPRESSÃO QUE TIVE DA SUPERIORIDADE DO PRESIDENTE LULA SOBRE O EVO MORALES, ISSO FICOU CLARO QUANDO ELE DISSE, COM TOM DE BRINCADEIRA IRÔNICO, QUE A DISTÂNCIA DA BOLÍVIA E DO BRASIL É TANTA QUE SE ALGUM JORNALISTA SE ARRISCASSE A ATIRAR OS SAPATOS COMO ACONTECEU COM O BUSH NO IRAQUE, ELE MAL IRIA PODER SE DEFENDER COMO FEZ AQUELE PRESIDENTE, SE REFERINDO, AINDA, AO CASO DO GASODUTO, BRIGA QUE O BRASIL TEVE COM A BOLÍVIA POR CAUSA DA EMPRESA TBG ( TRANSPORTADORA BRASILEIRA GASODUTO BOLÍVIA-BRASIL S/A) ACORDO QUE AINDA NÃO FOI TOTALMENTE ACEITO PELO POVO NACIONALISTA BOLIVIANO. DEPOIS, AO TERMINAR O DISCURSO CERIMONIAL, BEBENDO SUA ÁGUA, LULA PEDIU QUE FOSSE COLOCADO UM COPO COM AGUA, TAMBÉM, PARA O SEU COMPANHEIRO EVO MORALES. AGORA EU ME PERGUNTO, É PRECISO PEDIR PARA COLOCAR ÁGUA ONDE UM PRESIDENTE DE ESTADO ESTÁ DISCURSANDO? ISSO, NO MÍNIMO, É UMA FALTA DE RESPEITO A UM PALESTRANTE. DEIXANDO ESSE DETALHE DE LADO, VAMOS PULAR PARA UM OUTRO MOMENTO. QUANDO CHEGOU A VEZ DOS JORNALISTAS FAZEREM SUAS PERGUNTAS, DUAS REPORTERES BRASILEIRAS SE PRONUNCIARAM COM UM TOTAL DESPRESO PELO QUE ESTAVA ACONTECENDO ALÍ, POIS AO INVÉS DE FAZEREM PERGUNTAS SOBRE A POLÍTICA BRASIL - BOLÍVIA , UMA DELAS PERGUNTOU SOBRE O CASO DE UM EXILADO ITALIANO QUE ESTÁ AQUI NO BRASIL E CAUSA UM DESCONFORTO DIPLOMÁTICO ENTRE ITÁLIA E NOSSO PAÍS. ME PERGUNTO MAIS UMA VEZ: O QUE TEM HAVER ISSO COM A BOLÍVIA, OU MELHOR, ONDE A BOLÍVIA ENTRA NESSE ASSUNTO? A JORNALISTA BABACA (DESCULPE, MAS NÃO ACHEI OUTRA PALAVRA MELHOR PARA CLASSIFICA-LA) SE DERRETIA PARA O PRESIDENTE LULA COMO SORVETE QUANDO VÊ O SOL. PARA NOS ENVERGONHAR MAIS UMA VEZ, VEIO OUTRA JORNALISTA BRASILEIRA E FEZ UMA PERGUNTA QUE ENVOLVIA A FIESP E A CRISE MUNDIAL, TAMBÉM EU NÃO VI NADA QUE ENVOLVESSE A BOLÍVIA, MESMO NAS RESPOSTAS QUE O LULA DAVA. ENQUANTO ISSO, EVO MORALES SÓ OUVIA A TRADUTORA DO LADO DELE LHE TRANSMITINDO O DESCASO POR AQUELA AUDIÊNCIA. TALVEZ ISSO POSSA PARECER UMA LEMBRANÇA MUITO FRACA, DETALHES TÃO PEQUENOS DE NÓS DOIS...

VIVA O HEDONISMO OU APENAS MARIONETES DO SISTEMA?


A MTV FEZ UMA PESQUISA COM OS JOVENS DO BRASIL E O RESULTADO: NÃO SE PREOCUPAM COM A POLÍTICA DO SEU PAÍS, A MAIORIA DELES SÃO PRECONCEITUOSOS OU RACISTAS, INDIVIDUALISTAS, E NÃO SABEM NADA SOBRE A INJUSTIÇA QUE AUMENTA CADA VEZ MAIS NO MUNDO E DE QUE SÃO VÍTIMAS. TOTALMENTE INDIFERÊNTES, SÓ PENSAM EM SEXO, MÚSICA ALIENADA, E CONSUMO, CONSUMO... CONSUMO DO QUE A MÍDIA LHES IMPÕE. HEDONISNO TOTAL, PRAZER INSTANTANEO, MESMO QUE PRA ISSO SEJA PRECISO DESRESPEITAR O DIREITO DO PRÓXIMO. A QUALQUER CUSTO LUTAM POR ESSE PRAZER IMEDIATO QUE OS LEVA A UMA IRRACIONALIDADE, ONDE, PRA QUE EU POSSA MANTER O MEU, SE PRECISO FOR, EU ACABO COM O DO OUTRO. TALVEZ, SEJA MESMO NESSE TREM DESCARRILHADO E SEM MAQUINISTA QUE ESTEJAMOS, SEM NOS IMPORTARMOS SE VAI CHEGAR SEJA LÁ ONDE FOR, PORQUE O MUNDO DAS APARÊNCIAS, DAS EMOÇÕES INTERESSADAS, ESTÃO MUITO MAIS EM VOGA DO QUE JÁ MAIS ESTIVERAM.




OUTRO DIA CONVERSANDO COM UM JOVEM QUE TINHA ESSES TRAÇOS. PERCEBI PELO SEU DISCURSO, QUE PENSAR COM MAIS EXATIDÃO SOBRE OS PROBLEMAS QUE A VIDA NOS COLOCA É SER BURRO, SE TRATA DE UMA VIDA SEM GRAÇA, SE TRATA DE GENTE SEM CAPACIDADE PARA ARRUMAR UM TRABALHO E PARAR DE FICAR RECLAMANDO. FOI ISSO QUE EU OUVI DE UM JOVEM DE 14 ANOS. A ESCOLA... O QUE SIGNIFICA MESMO A ESCOLA?



PRODUTO MADE IN MÍDIA MUNDIAL.

POIS CADA VEZ MAIS A MÍDIA QUE FABRICA MENTES ALIENADAS SE AUTO AFIRMA NESSE MUNDO CAPITALISTA.



ÉTICA É UMA PALAVRA QUE CADA VEZ MAIS ESTÁ SENDO DEIXADA PRA TRÁS. MUITOS NÃO SABEM NEM DO QUE SE TRATA. SÓ QUANDO VÃO SER JULGADOS DIANTE DO TRIBUNAL HUMANO. AÍ VEM UM CARA E DIZ: POR QUE VOCÊ FEZ ISSO RAPAZ, VOCÊ NÃO SABE QUE ISSO PREJUDICA O OUTRO. ENTÃO, AINDA PENSANDO NO SEU PRAZER, QUASE QUE SAI UM " SE FODA" , MAS QUANDO VÊ AS GRADES E OS GEMIDOS DAQUELES QUE ESTÃO LÁ DENTRO, TRANCAFIADOS, SE SENTEM INDEFESOS E INJUSTIÇADOS. POIS EXERCERAM TÃO POUCO A SUA CAPACIDADE DE RACICIOCÍNIO QUE NO MOMENTO DE MAIOR ANGUSTIA , QUE É JUSTAMENTE AQUELA ONDE VOCÊ TEM QUE DECIDIR FALAR OU FICAR QUIETO, ELE FAZ UMA CARA DE CHORO E DIZ: ESTOU ARREPENDIDO SENHOR, EU NÃO SEI ONDE EU ESTAVA COM A CABEÇA.



POIS VEJAMOS, A SOCIEDADE OS CRIA E OS DESTROEM COM UMA FACILIDADE QUE ASSUSTA. SÃO COMO MARIONETES, O CAPITALISMO OS FABRICA PARA SE MANTER NO PODER, MAS PUXA A CORDINHA E OS ENFORCA NA HORA QUE BEM QUER.





SEM TÍTULO.


DEUS É INCLUIDO EM TUDO. QUALQUER DORZINHA: AÍ MEU DEUS!! A ESPERANÇA DE UM BRASIL MAIS JUSTO. E ESTAMOS SEMPRE AOS PÉS DESSA ESPERANÇA. E NO ENTANTO, OLHANDO A HISTÓRIA , PERCEBEMOS QUE AS PESSOAS NASCEM E MORREM NA MESMA MERDA. SE VOCÊ NÃO NASCEU EM "BERÇO DE OURO" A SUA SINA É LEVANTAR AS MÃOS PARA O CÉU E VIVER GLORIFICANDO O NADA. PORQUE O MEDO DE EXISTIR É CADA VEZ MAIOR NAS PESSOAS. E QUANDO DIGO EXISTIR, DIGO EXISTIR COM UMA DOR DE QUE SE FOR PRECISO SE JOGAR NO ABISMO, QUE NOS JOGUEMOS, QUE VENHA O ABISMO. O FUTURO ESTÁ POR ESSA INAÇÃO, É POR ESSA TRADIÇÃO QUE SE PERDURA. PALAVRAS... PALAVRAS... O PODER DA EMOÇÃO INTERESSADA ESTÁ NAS PALAVRAS. DISCURSOS BABACAS, COM TOM DE VOZ DE PENA, DE MANSIDÃO. METAFÍSICA MALDITA QUE NOS LEVA PARA A INAÇÃO.

SíSIFO!




Deixo Sísifo no sopé da montanha! Encontramos sempre o nosso fardo. Mas Sísifo ensina a fidelidade superior que nega os deuses e levanta os rochedos. Ele também julga que tudo está bem. Esse universo enfim sem dono não lhe parece estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra cada estilhaço mineral dessa montanha cheia de noite, forma por si só um mundo. A própria luta para atingir os píncaros basta para encher um coração de homem. É preciso imaginar Sísifo feliz.

A FORMA COMO SE APRESENTA PARA NÓS AS VÁRIAS FACES DO CAPITALISMO OPRESSOR.


Agressão contra um músico brasileiro (sr Guinga) na Espanha.

A mulher do músico, Fátima Escobar, disse que o marido foi espancado após pedir ajuda a um policial porque seu casaco --com documentos, dinheiro e passagem-- teria sido furtado quando passava no aparelho de raio-X do aeroporto. Guinga contou o fato a policiais, que disseram que não podiam fazer nada sobre a ocorrência.
Segundo a mulher do músico, Guinga foi agredido com um soco por um dos policiais ao persistir no pedido de ajuda.
"Uma policial percebeu o desespero do Guinga e ajudou ele a procurar o casaco, que horas depois apareceu em uma lixeira do aeroporto com todos os documentos e a passagem, mas sem o dinheiro, cerca de 400 euros. Ele só conseguiu embarcar dois dias depois para o Brasil, porque o aeroporto trocou a passagem dele", afirmou a mulher do compositor.


LENDO ESSA REPORTAGEM EU ME LEMBREI DE ONTEM QUANDO VOLTAVA DO CENTRO DE SÃO PAULO JÁ UM POUCO TARDE DA NOITE, POIS TINHA IDO VER UMA PEÇA DE TEATRO . EU ESTAVA NA ÚLTIMA CADEIRA DO ÔNIBUS, "NO FUNDÃO", E PRÓXIMO DE MIM AINDA TINHA UMA CADEIRA VAZIA. ENTÃO, DEPOIS DE UNS DEZ MINUTOS QUE TINHAMOS SAÍDO DO PONTO, ENTRA UM RAPAZ BOLIVIANO QUE APARENTEMENTE ESTAVA BÊBADO E SENTA AO MEU LADO, PERGUNTANDO SE PODIA. EU DISSE QUE SIM E PENSEI COMIGO MESMO, "TOMARA QUE ELE NÃO VOMITE". DO OUTRO LADO DELE, OU SEJA, DO LADO ESQUERDO, ESTAVA DUAS SENHORAS CONVERSANDO, E DEPOIS DE UNS CINCO MINUTOS, UMA DELAS, COMEÇOU A RECLAMAR DO BOLIVIANO POR ESTAR SE APOIANDO NA COLEGA DELA. O CHAMOU DE BÊBADO VAGABUNDO, E QUE "ELES ERAM FEDIDOS E SUJOS" - GENERALIZANDO O CASO. E O RAPAZ APENAS DORMIA BALANÇANDO O CORPO ORA PRA CÁ, ORA PRA LÁ. DISSE QUE PELO AO MENOS SE FOSSE UM BRASILEIRO AINDA IA, MAS UM "TRASTE" DESSE QUE VEM TOMAR NOSSOS EMPREGOS E SÓ ENCHER O SACO ... POR QUE ESSAS "PORRA" NÃO VOLTAM PRA SUA TERRA. DISSE ELA, USANDO PALAVRAS DE BAIXO CALÃO. E ENQUANTO ISSO ACONTECIA, A GRANDE MAIORIA DOS PASSAGEIROS, NUM MOMENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO DA PATRIA, DAVAM RISADAS. E CADA VEZ MAIS QUE A MULHER RECEBIA APOIO DAQUELES QUE ESTAVAM ALÍ, MAIS ELA SE ENTUSIASMAVA PARA XINGAR O BOLIVIANO E SUA GENTE, OS CHAMANDO DE UMA GENTE FEIA DE APARÊNCIA IGUAL. NO ENTANTO, TINHA UM OUTRO SENHOR ALCOOLIZADO, DESTA VEZ BRASILEIRO, QUE ESTAVA NA CADEIRA DA FRENTE DESSA SENHORA, E SE IRRITOU COM O BARULHO, POIS QUERIA DORMIR. BOM, PRA ESTE, ELA DISSE: VOCÊ PODE, POIS VOCÊ É BRASILEIRO, E TODOS DAVAM RISADA COM O PANIS IN CIRCECE QUE ACONTECIA ALI, BEM PRÓXIMO DE MIM. O BOLIVIANO ABRIA E FECHAVA OS OLHOS, COMO SE OUVISSE E NÃO OUVISSE AQUELAS OFENSAS QUE ERAM DIRECIONADAS A ELE E A SUA GENTE. E NUM ESTADO DE ALUCINAÇÃO POR CAUSA DO ALCOOL, O QUE PARECIA ERA QUE O RAPAZ NÃO QUERIA ESTAR EM LUGAR NENHUM SE NÃO FOSSE AQUELE CRIADO, NAQUELE MOMENTO, POR ELE MESMO. QUANDO ESSAS DUAS SENHORAS LEVANTARAM PARA DESCER DO ÔNIBUS, A MAIS ALTERADA FALOU: "AGORA PODE DEITAR AÍ SEU BÊBADO VAGABUNDO", E AS PESSOAS VOLTARAM A RIR E SÓ FALTOU BATEREM PALMA PELO O GRANDE ESPETÁCULO A QUE FORAM EMBEVECIDAS NAQUELES MÍSEROS MINUTOS DE UMA ROTINA ABSURDA.


(SÓ GOSTARIA DE RESSALTAR QUE OS BOLIVIANOS VIVEM EM TRABALHOS SUBHUMANOS AQUI NO BRASIL, TRABALHAM MAIS DE DEZ HORAS POR DIA EM MÁQUINAS DE COSTURA, E NÃO CHEGAM A GANHAR UM SÁLARIO MÍNIMO. TRABALHANDO EM PORÕES FÉTIDOS E SEM VENTILAÇÃO ONDE NOS LEMBRA MAIS UM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO)



AGORA FAZENDO UMA ANALOGIA COM O CASO DO MÚSICO BRASILEIRO LÁ NA ESPANHA E DO BOLIVIANO AQUI NO BRASIL, O QUE VOCÊ TEM A MIM DIZER? CIRCO LÁ E CIRCO AQUI? ... e assim caminhamos em letras minúsculas.