sábado, 17 de fevereiro de 2007

DEMOCRACIA? QUE DEMOCRACIA?


Eu precisei da saúde pública outro dia e, esperando minha vez de ser atendido pelo médico, resolvi ir até o banheiro "público" do posto de saúde da Vila Maria onde eu moro. Lá não tinha sabão, e nem papel toalha, e a água que saía da torneira- quase nada- estava um pouco amarelada como se estivesse misturada com a ferrugem do cano de tão velho que estava. Olhando sem perspectivas comecei a ficar indignado em saber que: Aquilo significa apenas que nós não somos nada perante o estado, nada. E ainda mais quando fiquei esperado quase dois meses por aquela consulta... Me dirigi até a ouvidoria do posto. Entrei e sentei perante um homem que me atendeu, e expliquei o porquê da minha visita. Aquele senhor ficou surpreso e, sem saber muito o que falar pra mim demonstrou-se "nervoso" diante da situação. Ele ficou tenso porque eu soube me expressar bem, e cobrei com a finalidade de seguir mais a frente se nada fosse feito. O que deu para perceber que não era uma situação corriqueira o que estava acontecendo, ou seja, aquele homem não tinha o hábito de receber pessoas que se indignassem e cobrassem daquela forma os seus direitos. Balbuciou um pouco e disse: Escreva por favor tudo isso que acabou de me falar neste papel que eu enviarei para a diretoria e, de lá, se realmente não tivermos verba -foi o que ele me apontou- mandaremos sua carta de insatisfação para a secretaria de saúde... O que eu quero apontar aqui é que ninguém que freqüêntava aquele posto se prem o fato do banheiro estar sem sabão ou papel, ou até mesmo, saindo água enferrujada da torneira. A expressão do funcionário (senhor que me atendeu) era a resposta da qual eu precisava para formular essa ideia, e só fez denunciar mais uma vez o quanto parasitas somos diante dos problemas que encontramos no dia a dia. O quanto não acreditamos em nós, na nossa força de protestar, sem nos preocupar se estamos fazendo barulho ou não seja lá em qual for o local. Agora eu tenho uma pergunta a fazer: Será que não somos culpados pela falta de democracia nesse país e por termos políticos tão corruptos que em nada acrescenta para esse país? Portanto de hoje em diante faça sua parte, duvide, refute, questione, indague e exija os seus direitos. pois você está sempre pagando. Nada é de graça.

Nenhum comentário: