sexta-feira, 23 de abril de 2010

DUAS CAPAS.

A Veja tem razão. A causa das enchentes em São Paulo foram as chuvas. Está na cara que foram as chuvas. Qualquer outra acusação é demagogia eleitoral.
Obs:Como se essa parte da cidade mostrada na foto fosse a grande vítima.

A Veja tem razão. A causa das enchentes no Rio foram os governos (principalmente Lula, é claro). Está na cara que foram os governos. Qualquer outra acusação é demagogia eleitoral.
Obs:Como se o fato dele chorar fosse resolver alguma coisa.

A Veja é uma revista que tem a capacidade de produzir duas capas contraditórias e aceitá-las como verdadeiras. Tal capacidade parece com um fenômeno que Orwell descreveu da seguinte forma (substituindo o Partido pela Veja… fica perfeito):

"Saber e não saber, ter consciência de completa veracidade ao exprimir mentiras cuidadosamente arquitetadas, defender simultaneamente duas opiniões opostas, sabendo-as contraditórias e ainda assim acreditando em ambas; usar a lógica contra a lógica, repudiar a moralidade em nome da moralidade, crer na impossibilidade da Democracia e que a Veja o Partido era a guardiã da Democracia; esquecer tudo quanto fosse necessário esquecer, trazê-lo à memória prontamente no momento preciso, e depois torná-lo a esquecer; e acima de tudo, aplicar o próprio processo ao processo. Essa era a sutileza derradeira: induzir conscientemente a inconsciência, e então, tornar-se inconsciente do ato de hipnose que se acabava de realizar. Até para compreender a palavra “duplipensar” era necessário usar o duplipensar".

Nenhum comentário: